Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

255437727 1537155693306794 3728812922900543064 n

As equipas de Nossa Senhora do setor da Praia reúniram-se ontem, no Seminário de São José, para a Missa de Abertura do Novo Ano Pastoral e passagem do Testemunho.

A Eucaristia foi presidida pelo Padre José Álvaro, reitor do Seminário, que na sua homilia destacou o papel importante da família ou dos casais na educação dos filhos. Também, exortou-os a organizarem o seu tempo para que tudo seja feito com maior dedicação, sempre tendo em vista, um e outro, desponibilizando o Seminário como um espaço para, caso os casais precisarem, usufruirem para momentos de reflexão, meditação e oração.

A convivência entre os casais é sem dúvidas uma oportunidade de partilharem alegrias e devidirem tristezas, e juntos buscarem caminhos, abrindo horizontes para uma sociedade cada vez mais coesa dos seus valores humanos, culturais, sociais e religiosos. E o ano da Família que a Igreja vive, vem iluminar ainda mais a alegria do amor que deve existir entre os esposos e consequentemente, entre todos os membros da Família.

É bom recordarmos que a nossa Diocese vive um Triénio Pastoral, com o lema "Familia, Igreja Doméstica, Testemunha da Esperença" e este ano o lema orientador é "Felizes os convidados para a ceia do Senhor", convidando as Familias a caminhar com outras familias, a participarem na missa dominical e na messa eucarística.

O Ano da Família “Amoris Laetitia” iniciado a 19 de março, dia de São José, Padroeiro da Família e da Igreja Católica, termina em 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre. O Ano “Família Amoris Laetitia” é uma iniciativa do Papa Francisco e pretende chegar a todas as famílias do mundo através de propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural. Para o Pontífice, “a família é essencial para que todos encontrem vigor espiritual para se abrir ao exterior, aos outros, ao serviço dos irmãos e à colaboração para a construção de um mundo sempre novo e melhor.”