
Nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, a cidade de Roma acolherá o Jubileu dos Migrantes, um momento de encontro e partilha que reunirá migrantes de várias partes do mundo.
A Comunidade Cabo-verdiana de Nossa Senhora do Rosário de Tra Noi, em Roma, será a anfitriã dos peregrinos vindos da grande diáspora cabo-verdiana, sobretudo da Europa.
Este jubileu insere-se nas celebrações do C500 – Jubileu dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde (1533-2033), que está a organizar a participação da comunidade cabo-verdiana neste importante evento de dimensão mundial.
𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐎𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥
O programa prevê momentos centrais na vida da Igreja, como a audiência com o Papa, no sábado, 4 de outubro, às 10h00, e a Santa Missa presidida pelo Papa, no domingo, 5 de outubro, às 10h00, na Praça de São Pedro.
Além disso, haverá:
- Peregrinação e passagem pela Porta Santa, no sábado à tarde;
- Oração do Ângelus no domingo, ao meio-dia;
- E, ainda, o Festival dos Migrantes, que terá lugar nos Jardins de Castel Sant’Angelo, em Roma, no domingo, das 15h00 às 19h00.
A organização recomenda que cada grupo traga consigo algo simples para o almoço comunitário no sábado e que se faça uso dos transportes públicos de Roma para facilitar a mobilidade.
𝐔𝐦 𝐉𝐮𝐛𝐢𝐥𝐞𝐮 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬
O Jubileu dos Migrantes é uma oportunidade para reforçar a fé, o sentido de pertença à Igreja universal e a comunhão entre povos.
Para a Diocese de Santiago, é também uma ocasião especial para celebrar, juntamente com os cabo-verdianos na diáspora, rumo aos 500 anos da sua criação.
Recorde-se que, após este encontro em Roma, terá lugar em Paris, nos dias 10 e 11 de outubro, a abertura formal do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa 2025 C500, que dará continuidade às celebrações rumo ao grande jubileu de 2033.