
O Plano Pastoral Diocesano 2025/2026 foi apresentado hoje, na Igreja de São Lourenço dos Órgãos.
Fiéis vindos de várias comunidades da ilha reuniram-se para acolher as novas diretrizes que irão orientar a caminhada pastoral da Diocese neste novo ano.
Neste terceiro ano do triénio pastoral, o tema escolhido — “Declarar, agradecer e retribuir o dom da fé” — desafia cada cristão a agir com intenção explicitamente missionária e a fazer algo concreto por Cristo, tanto na Igreja como no mundo.
Este encontro foi presidido pelo Vigário-Geral da Diocese, Pe. António Martins, e pelo Pró-Vigário, Pe. Odair Tavares, que destacaram o espírito de unidade, serviço e corresponsabilidade que marca a vida da Igreja diocesana, considerando que este ano jubilar é dedicado á terceira idade.
O programa iniciou com a oração da Hora Intermédia e contou com uma reflexão conduzida pelo seminarista estagiário Emanuel da Costa, sobre o tema “Caminhar juntos como povo de Deus chamados à comunhão e enviados para a missão”.
Na sua reflexão, o mesmo, sublinhou que todos os cristãos são chamados a redescobrir a sua vocação batismal.
“Não fomos chamados a viver isoladamente, mas a caminhar como um único povo, reunido no amor do Pai, unido em Cristo e animado pelo Espírito Santo”, afirmou Emanuel Costa.
Inspirado em São João Crisóstomo, recordou que “a Igreja é um caminho que se percorre juntos” e destacou que a comunhão eclesial não se limita à convivência fraterna, mas se concretiza na participação real nos sacramentos, na escuta da Palavra e na Eucaristia.
Já, na segunda parte da manhã, o Pe. Odair Tavares apresentou as principais linhas do novo Plano Pastoral, explicando os objetivos gerais e específicos do novo ciclo, com enfoque na corresponsabilidade, missão e renovação espiritual das comunidades.
E assim, o encontro terminou com os agradecimentosfeitos pelo Padre António Martins e a bênção final, num ambiente de alegria e esperança que marcou o início de mais uma etapa na caminhada pastoral da Diocese de Santiago.