Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

179208598 1923009204538879 5078392566256228498 n

O Cardeal Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, presidiu hoje, a missa solene do Natal do Senhor, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, Cidade da Praia.

Durante a sua homilia, o Bispo acentuou a sua reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal e também sobre a terminologia da palavra "Belém".

Natal é a festa da alegria, da comunhão, do encontro e a festa da família. É a vinda de Deus, Ele que nos havia criado à sua imagem e à sua semelhança; Ele veio para o meio de nós seres humanos, que Ele quer assumir como filhos e filhas, consolidando os nossos laços fraternais e assumiu a nossa dignidade humana, proferiu o Cardeal.

Continuou que, “para entrar em comunhão connosco, Deus tornou em tudo igual a nós, exceto no pecado, o verbo se fez carne e estabeleceu a aliança entre o divino e o humano para nos levar a dignidade de filhos e filhas e esta é uma extraordinária promoção da realidade humana”.

O amor de Deus ultrapassa os limites do nosso pensar, pois é infinito e sem medida. Jesus, Deus feito homem, nasceu em Belém, uma cidade pequenina, mas cujo alcance é extraordinário. Belém, sublinha o Bispo de Santiago, é uma palavra que é composta por dois elementos 'Bet - Léhem', que em hebraico, significa "a casa do pão".

Daí, a forte expressão de Dom Arlindo que nos toca profundamente: “É na casa do pão é que o verbo de Deus assume a natureza humana”. Ele explica que o pão para a sobrevivência é o símbolo de tudo aquilo que o homem precisa para viver com dignidade. O pão aqui é mais do que o pão material, pois além do pão material o homem precisa de outro pão, o próprio Jesus, que é o pão da vida eterna. O Filho de Deus fez-se homem e veio ao mundo para garantir a todo o ser humano, o pão de que precisa. Isto é, as condições para que o ser humano no tempo e na eternidade; na terra e no céu, possa viver sempre com dignidade, como filhos e filhas de Deus, como irmãos e irmãs uns dos outros.

Por fim, o Cardeal lembra aos fiéis que o Filho de Deus nos convoca, para sermos seus colaboradores, na missão de conceder a todos condições necessárias para viver com dignidade, num contexto humano e divino e sentir-se feliz com Deus, consigo próprio e com os outros, numa qualidade relacional que reflete a qualidade de relações que existem no seio da Santíssima Trindade, que nos criou à sua imagem e semelhança.