Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Sínodo dos Bispos Cabo Verde leva voz da Igreja Jovem em meio a crises afirma D. Ildo Fortes

Na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, realizada em Roma, o Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, destacou a resiliência da Igreja Católica em Cabo Verde e a importância de dar voz à "Igreja Jovem" em uma região constantemente em crise.

Dom Ildo Fortes ressaltou que, apesar dos desafios, a Igreja em Cabo Verde está "com saúde" e desempenha um papel crucial em favor de uma população que enfrenta adversidades constantes.

Durante sua participação no Sínodo dos Bispos, Dom Ildo Fortes enfatizou que Cabo Verde é um país que depende significativamente de ajuda externa, enfrentando desafios como a falta de água doce e a escassez de chuva, o que afeta a produção agrícola e provoca inflação nos preços, especialmente nos transportes aéreos.

Também mencionou a influência negativa da guerra em outros lugares do mundo, como a Ucrânia, que afeta indiretamente Cabo Verde.

O Bispo de Mindelo destacou que os cabo-verdianos têm sido educados para poupar água devido à escassez e reforçou a importância da conservação desse recurso.

Inclusive, alertou para os efeitos das secas severas e dos desequilíbrios climáticos em Cabo Verde, que afetam gravemente o país, expressando a preocupação com a poluição dos mares e a pesca desenfreada, que prejudicam as espécies marinhas e os pescadores locais.

No contexto da nova exortação do Papa Francisco, 'Laudate Deum' (Louvai a Deus), que enfatiza a ecologia integral, Dom Ildo Fortes enfatizou a importância desse documento para a Igreja e a sociedade cabo-verdiana, mencionando o papel crucial da Cáritas de Cabo Verde no apoio às famílias em situações de instabilidade alimentar e a busca por apoio internacional para enfrentar esses desafios.

Neste sentido, adianta que a Cáritas está sempre a “inventar maneiras” para ajudar as famílias “a não sucumbirem”, como encontrar projetos e pedir apoios à Europa, a diferentes organismos, à Fundação João Paulo II para o Sahel, que nasceu, a 22 de fevereiro de 1984, para ajudar as populações do Burkina Faso, Níger, Mali, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Chade.

O Bispo de Mindelo falou sobre a necessidade de apoio contínuo para as ações da Cáritas, especialmente considerando a classificação de Cabo Verde como um país de desenvolvimento médio, o que dificulta o acesso a fundos das grandes organizações que apoiam países em desenvolvimento.

Dom Ildo Fortes também revelou que as duas dioceses de Cabo Verde estão se preparando para celebrar o "grande jubileu" dos 500 anos da Diocese de Santiago, um evento significativo que reunirá a comunidade católica do país lusófono.

Neste contexto de desafios contínuos, a Igreja Católica em Cabo Verde permanece firme em seu compromisso de apoiar sua população e de fazer ouvir a voz da "Igreja Jovem" em busca de soluções para os problemas que afetam a nação insular.

 

Diocese de Santiago com informações da Agência Ecclesia