Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

Apresentacao do Senhor

Hoje, a Paróquia de São Nicolau Tolentino, em São Domingos, celebra a festa de Nossa Senhora da Purificação, uma ocasião que marca a apresentação do Menino Jesus no templo após 40 dias de seu nascimento, sendo um momento de reflexão e renovação espiritual para os fiéis.

O Pároco, Pe. Paulo Lopes, explicou a tradição por trás dessa celebração, destacando o relato bíblico onde Simeão reconheceu a singularidade do Menino Jesus ao pegá-lo nos braços no templo, proclamando: “Senhor, deixa ir em paz o Vosso servo, porque os meus olhos viram a salvação”.

Enfatizou ainda sobre a importância da purificação de Nossa Senhora para participar plenamente na comunidade e destacou que a festa não apenas celebra a apresentação do Menino Jesus no templo, mas também a festa das luzes.

Durante as festividades, o pároco destacou a relevância de abrir o coração para receber a mensagem da salvação e transmitir a mensagem de paz e consolo e inclusive, ressaltou que a paz só é possível quando cada indivíduo desempenha seu papel, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, tornando-se um instrumento de paz para aqueles que enfrentam sofrimentos, seja por desprezo, falta de trabalho ou problemas de saúde.

Durante esta semana que antecedeu a festa, a Paróquia fez diversas atividades, incluindo concertos, palestras, procissões e seminários, para enriquecer espiritualmente a comunidade, proporcionando momentos de reflexão, aprendizado e confraternização.

A celebração da festa de Nossa Senhora da Purificação não apenas fortalece os laços espirituais na Paróquia de São Nicolau Tolentino, mas também reafirma o compromisso dos fieis em serem agentes de paz e consolo em suas comunidades e além.