O Cardeal Dom Arlindo Furtado lembra a todos que Quaresma é tempo de caminhada para o encontro mais pleno possível nesta terra com Deus. Deseja aos cristãos que a palavra de Deus ecoe profundamente no coração de cada um e que o Espírito Santo lhes ajude a fazer a caminhada de conversão para que Cristo.
A Quaresma de 2025 tem como tema: “Caminhemos Juntos na Esperança” e começa amanhã, 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, e termina no dia 17 de abril, Quinta-feira Santa.
O Cardeal Dom Arlindo Furtado, lembra a todos que o tempo da Quaresma é muito especial para a igreja, para todos os cristãos, principalmente para os católicos, porque é um momento de preparação intenso, profundo e integral para o momento mais alto da fé cristã que é a Páscoa.
“Quaresma é tempo de caminhada para o encontro mais pleno possível nesta terra com Deus, na expectativa do encontro definitivo.”
Quanto à renúncia quaresmal (é uma prática da Igreja Católica em que os fiéis abrem mão de bens ou serviços para doar a causas sociais), Dom Arlindo sublinhou dois pontos.
“Todos nós devemos primeiro, exercitar a renúncia para fortalecermos o nosso autodomínio, no sentido de dizer não a certas coisas legítimas para garantir o domínio da nossa vontade, das tendências e dos apetites. Isto é sinal de maturidade e crescimento interior. Segundo, o fruto deste autodomínio, a favor dos irmãos numa atitude de solidariedade fraterna. Aquilo que renunciamos fica destinado a ajudar aqueles que passam toda a vida a renunciar praticamente o essencial para viver com dignidade.”
O Cardeal recomenda, portanto, intensificar, aprofundar, melhorar a qualidade do diálogo com Deus, a escuta e também a partilha, nesta fase da renúncia.
Na sua mensagem, para este tempo quaresmal, Dom Arlindo recordou que apesar da Quaresma começar em Cabo Verde com muito excesso, os cristãos não devem confundir as coisas.
“…exorto a todos os cristãos para não desperdiçarmos esta oportunidade. A quaresma começa aqui no nosso país com muitas turbulências, com muito barulho de carnaval, de excessos. Nós cristãos temos que ser sempre comedidos, razoáveis e não confundir coisas. Começar desde Quarta-Feira de Cinzas uma relação bem aprofundada com Deus. Que Deus entre e fique na nossa vida e que essa presença nos ajude a melhorar em termos de qualidade, de justiça, de amor, de generosidade, de misericórdia, de reconciliação e de santidade na nossa relação com Deus e com o próximo.”
“Desejo a todos uma boa caminhada quaresmal e que a força, o amor, a palavra, e a luz de Cristo encham a nossa vida interior… Que a palavra de Deus ecoe profundamente no nosso coração e que o Espírito Santo nos ajude a fazer a caminhada de conversão para que Cristo seja cada vez mais tudo em todos nós.”
Além do mais, pediu a Deus que dê ao Papa Francisco, que se encontra internado desde o dia 14, a graça da plena recuperação para continuar “a sua intensa e importantíssima missão”, conduzindo os rebanhos de Cristo para o pai.
De referir que a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025 é inspirada no tema do Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança”.
Em sua Mensagem, o Santo Padre enfatiza que caminhar “traz à mente a longa travessia do povo de Israel em direção à Terra Prometida” e acrescenta que “aqui surge um primeiro apelo à conversão, porque todos nós somos peregrinos na vida”, como refletimos durante o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2024.
Em segundo lugar, o Papa salienta que essa jornada é feita juntos e explica que “os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários”, é necessário “caminhar juntos, ser sinodal” porque “esta é a vocação da Igreja”.
Para concluir, o Santo Padre afirma que é necessário fazer “este caminho juntos na esperança de uma promessa”, naquela “esperança que não engana” (Rm 5,5).
A Quarta-Feira de Cinzas marca, além do fim da folia de carnaval, também o início do período de Quaresma no calendário tradicional cristão.
Na religião, os próximos 40 dias até o Domingo de Ramos são considerados uma preparação para a Páscoa, principal celebração do cristianismo em memória à ressurreição de Jesus Cristo, que, em 2025, acontece no dia 20 de abril.