Família Igreja Doméstica Testemunha da Esperança

A missa de Galo neste Natal de 2016 teve a presidência de Dom Arlindo que centrou a sua homilia no evento histórico do nascimento de Jesus e suas consequências práticas e profundas na pessoa humana. A dignidade humana é sublime por causa disto: ‘Deus se fez um nós e tornou possível a participação de cada homem na vida de Deus’.

‘O homem havia se afastado de Deus e Deus veio à sua procura, com misericórdia, com o único objectivo de o salvar incondicionalmente através do Verbo feito Carne’, disse o Cardeal que enumerou algumas consequências directas do evento da Encarnação do Verde de Deus na história humana: ‘a busca da paz, vencer a opressão, melhorar a qualidade das relações humanas, as formas de corrupção, pedir e o dar perdão como o próprio Deus em primeiro lugar nos perdoou’.

Dom Arlindo falou das implicações a nível da qualidade das relações humanas e na busca de uma atitude, comportamentos e decisões ‘à altura da nossa dignidade, que participa da divindade’, ressaltou.

A encarnação é real e tem sentido real do natal, com implicações concretas na vida do cristão. ‘Deus veio recuperar o seu projecto de salvação que o pecado havia ameaçado destruir’. Doravante, ‘nós somos nós e Jesus e Jesus está sempre connosco’, e isto nos serve de garantia do futuro.

‘Hoje temos um convite à alegria e temos razões concretas para nos alegrarmos, porque o Senhor veio instalar-se no meio de nós como nosso salvador e nosso companheiro de viagem que trouxe, luz, alegria, libertação’.

Dom Arlindo falou também de vencer as trevas, resultado de uma vida com Jesus, vencedor das trevas e da morte: ‘Ele venceu as trevas da ignorância, da injustiça, das várias formas de opressão, ressentimento, vida fútil, mentira etc, enfim, de tudo o que destrói a imagem de Deus no ser humano. Só assim é natal, só assim teremos BOAS FESTAS!’.

Relacionados